Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Bilhete Único em GRU, o lado que a prefeitura não vai contar...

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer: Sou FAVORÁVEL a implantação do bilhete.
Pronto. Que fique claro!!!
Agora o que eu nunca vou ser favorável é a patifaria que fizeram hoje com todos os guraulhenses. Patifaria porque minha boa educação não me permite usar outras palavras...

Bom, pra começar minha queixa, decidi optar pelo POUCO CASO que fizeram de todos os guarulhenses (eu como sou maranhense...rs...).

Pouco caso pelos operadores que saíram as ruas hoje pra DAR A CARA PRA BATER no primeiro dia da mudança depois de quinze dias de trabalho sem folga, sem horário definido de trabalho (sabiam apenas a hora "da pegada" e não "de rendição", lidaram com ônibus em que faltava equipamentos como campainha para solicitar parada, encararam a tarifa reajustada para R$2,90 (índice acima da inflação) e a falta de troco( já que ninguém oferece um "arsenal"de moedinhas pros operadores trabalharem em paz) e pela escala de trabalho do "grande dia de Estréia" que só ficou definida horas antes, na sexta à tarde.

Pouco caso pelos usuários que se depararam com a notícia de que tudo o o que eles aprenderam sobre itinerários dos ônibus, foi pro lixo. Uma reestruturação total sem a menor informação. Detalhe que os panfletos noticiavam o bilhete e não as linhas de ônibus.

Pela falta de educação das pessoas contratadas para orientar a população (as respostas tão grosseiras intimidavam quaisquer perguntas). Pouco caso pelo "belíssimo" terminal do JD São João onde a espera, que chegava a mais de uma hora, era na chuva. Em verdade, não existe o tal terminal ele está em construção.

Pela mudança no horário de atendimento das linhas. As pessoas chegavam até o terminal e descobriam que não havia mais atendimento, duas horas antes do encerramento normal nos moldes anteriores.


Sabe um ponto ridículo: Na "estréia" do Bilhete ùnico ele acabou. Eu não tenho um, pois não achei um posto que ainda tivesse disponível para a venda. Eles não sabem quantas pessoas moram na cidade???


Sem contar que agora, em decorrência da demora na "baldiação" entre as linhas muita gente vai tirar o carro de casa para trajetos pequenos e aí??? Trânsito!!!
Passa na Estrada Guarulhos-Nazaré próximo ao "terminal" do S. João...

Ponto positivo???

Pessoas que, GRAÇAS A DEUS existem, e tentaram diminuir o sufoco do dia. O motorista que ligou pra garagem pedindo que liberassem mais ônibus, pois os pontos estavam cheios de usuários e a ordem era recolher os carros; o cobrador que em seu horário de refeição se prestou a atender pessoas e informá-las o pouco que ele viu, outros usuários que acabaram fazendo os serviço dos 500 agentes contratados e transmitir o pouco que aprenderam hoje na marra.


Bem, o aprendizado valeu! Mas eu poderia ter aprendido sem gastar R$ os 11,60 de condução que antes seriam R$ 5,80 e continuo com a minha posição de que a prefeitura dessa cidade não respeita seus moradores há muito tempo... Isso como munícipe e ex-servidora da cidade.

Em tempo: Não caiam nessa história ridícula que a adaptação será similar a da cidade de São Paulo. Atualmente, eu ando muito lá e garanto: NADA A VER!!!
A cidade de São Paulo é Dez vezes maior. Então quando diminuíram as linha que iam dos bairros ao centro da cidade atingiram menos de 5% dos usuários.

Porque, diferentemente daqui, os paulistanos que trabalham no centro moram, em maioria em bairros mais próximos ao centro e quando são de bairros distantes contam com as opções de trem e metro que são mais rápidas. Em guarulhos temos trem ou metrô???
É um contexto diverso que requer uma estrutura diversa. É lógica!!!


Bem, me desculpem pela extensão do texto , mas como eu sabia que a prefeitura não vai contar essa história tentei fazê-la com a maior fidelidade possível.
Valeu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário